5 dicas para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca

Quase todos os webmasters ou proprietários de sites estão procurando maneiras de obter melhores resultados em seus sites. Eles desejam melhorar a posição de seu site e obter melhores classificações nos mecanismos de pesquisa. Essa busca por melhores resultados, conhecida como posicionamento nos mecanismos de busca, pode ser satisfeita seguindo alguns procedimentos básicos.

melhorar posicionamento

Antes mesmo de começar, você precisa perceber que está competindo contra centenas e, em algumas categorias, milhares de sites que oferecem produtos e serviços semelhantes. No caso do marketing de afiliados, muitos dos sites concorrentes podem até ser idênticos! Se você deseja obter vantagem sobre esses concorrentes e melhorar seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa, precisa ajustar seu site e trabalhar ativamente para torná-lo melhor.

Antes mesmo de começar, você precisa perceber que está competindo contra centenas e, em algumas categorias, milhares de sites que oferecem produtos e serviços semelhantes. No caso do marketing de afiliados, muitos dos sites concorrentes podem até ser idênticos! Se você deseja obter vantagem sobre esses concorrentes e melhorar seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa, precisa ajustar seu site e trabalhar ativamente para torná-lo melhor.

1. Certifique-se de que seu design é amigável para mecanismos de pesquisa:

Seu design pode parecer bom aos seus olhos, mas também pode ser a causa de você apresentar dificuldades e mau posicionamento nos mecanismos de busca. Como isso é possível? Veja sua página da web usando um editor de texto ou a visualização html de editores populares, como Dreamweaver e Frontpage. Em que linha começa sua primeira linha de cópia? Se sua cópia real for empurrada para baixo na página, é mais difícil para os mecanismos de pesquisa coletar as informações cruciais que o ajudariam a melhorar a classificação da sua página da web.

Se você tiver essa dificuldade, primeiro retire todos os espaços desnecessários no código html. Se houver longas strings de script java, coloque-as em arquivos externos. Da mesma forma, coloque informações de estilo em arquivos externos de Folha de Estilo em Cascata. Simplificar a estrutura da sua tabela também pode ajudar. Se isso começar a ficar muito complicado para você, consulte um especialista profissional em posicionamento de mecanismos de busca ou seu web designer.

2. Certifique-se de que suas palavras-chave sejam colocadas estrategicamente em sua cópia:

Não é possível melhorar a classificação da página da web se a cópia legível em sua página da web não contiver as palavras pelas quais você deseja ser encontrado. Muitas pessoas pensam erroneamente que apenas colocar suas palavras-chave importantes em metatags é suficiente. Isso não é verdade, alguns motores de busca dificilmente usam as meta tags e olham mais para a cópia na página. Certifique-se de que sua cópia importante esteja no primeiro parágrafo do texto, nos títulos (usando cabeçalhos como H1, H2, H3) e nas partes ativas ou clicáveis ​​do texto do link em sua página.

3. Use um mapa do site e navegação por link de texto em suas páginas:

Se você deseja melhorar o posicionamento do seu mecanismo de pesquisa para todas as páginas do seu site, deve ter certeza de que essas páginas realmente são indexadas ou incluídas nos mecanismos de pesquisa. Você pode ajudar nesse processo fazendo um mapa do site, uma página da web que tem links de texto para todas as subpáginas do seu site. Outra boa prática é incluir um sistema de navegação de link de texto em suas páginas da Web, mesmo se você já tiver uma barra de navegação baseada em gráficos em outras partes dessas mesmas páginas. Lembre-se, os mecanismos de pesquisa seguem links de texto com mais facilidade. Um robô que chega à sua página principal ou página do mapa do site seguirá os links de texto e, em seguida, visitará e indexará suas páginas de nível inferior.

4. Aumente a quantidade e a qualidade dos links de entrada:

Em categorias altamente competitivas, será difícil melhorar a classificação de páginas da web sem obter um bom número de links para sua página de outros sites. Se você tiver uma cópia muito boa e valiosa, outros sites podem criar links para você porque você é um recurso valioso. No entanto, se você quiser acelerar esse processo, terá que solicitar ativamente links de outros sites, seja trocando links ou obtendo seu conteúdo (com um link para seu site) colocado em outros sites.

Quando se trata de links, você deve ter em mente um princípio importante: não é a quantidade de links que importa, mas a qualidade. Um bom link de um site de autoridade como CNN ou Wikipedia vale mais do que dezenas de links de outros sites. Para obter esses links de qualidade, não há atalho. Você terá que ganhá-lo por ter um site que fornece muitas informações úteis.

5. Acompanhe os desenvolvimentos dos mecanismos de pesquisa:

O desafio de melhorar a classificação da sua página da web e o posicionamento nos mecanismos de pesquisa é dinâmico. Os motores de busca não são estáticos. A maioria dos grandes motores de busca de ontem desapareceram ou são apenas jogadores menores hoje. Você deve acompanhar as mudanças no mundo dos mecanismos de pesquisa participando de fóruns on-line ou assinando boletins informativos que tratam de tópicos como otimização de mecanismos de pesquisa, classificação da web e questões gerais relacionadas a webmasters.

Há anos venho obtendo ótimas informações do Led Digest, uma lista de assinaturas que é enviada várias vezes por semana. Você pode ver amostras online em www.led-digest.com

Se você não tem experiência ou tempo para lidar com esses assuntos sozinho, deve contar com profissionais qualificados que podem ajudá-lo a melhorar o desempenho do seu site nos mecanismos de pesquisa. Se você confia em profissionais ou é capaz de fazer isso sozinho, essas cinco dicas podem fornecer de um bom ponto de referência para iniciar o trabalho.